Irã e Arábia Saudita

Irã diz que Arábia Saudita se beneficia de tensão após corte nas relações diplomáticas

Relações diplomáticas foram rompidas após o Irã invadir a sede da embaixada Saudita no domingo; Ato ocorreu depois da Arábia ter executado o clérigo xiita Nimr al-Nimr

Reuters

A Arábia Saudita usou um ataque contra sua embaixada em Teerã como pretexto para alimentar as tensões entre os dois países, disse o Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira, 4, depois de Riad ter rompido relações diplomáticas com os iranianos.

O Irã está comprometido com a proteção das missões diplomáticas no país, acrescentou o ministério.

Manifestantes iranianos invadiram a embaixada saudita na manhã de domingo, após a Arábia Saudita ter executado o clérigo xiita Nimr al-Nimr, levando o governo saudita a retirar seu corpo diplomático e ordenar a saída dos diplomatas iranianos do reino.

Os manifestantes atearam fogo e danificaram móveis na embaixada antes de serem retirados pela polícia, que prendeu 40 pessoas. Nenhum diplomata saudita se encontrava na embaixada. Autoridades iranianas condenaram o ataque, assim como a execução de Nimr.

“O Irã tem agido de acordo com suas obrigações (diplomáticas) de controlar a ampla onda de comoção popular que se ergueu”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Hossein Jaberi Ansari, em declarações transmitidas pela TV.

“A Arábia Saudita se beneficia e prospera com o prolongamento das tensões… (Os sauditas) têm usado esse incidente como desculpa para alimentar as tensões”, acrescentou.

Ansari disse que os diplomatas iranianos ainda não tinham deixado a Arábia Saudita. No domingo à noite, foram dadas 48 horas para que eles deixassem o país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo