Diplomacia

EUA e Cuba dão novos passos na retomada de relações

Representantes de ambos os países se reuniram ontem na capital cubana; encontro dá continuidade ao diálogo bilateral iniciado em janeiro

Da Redação, com Agência Fides

Estados Unidos e Cuba continuam dando passos no processo de retomada das relações diplomáticas. Nesta quinta-feira, 19, a deputada democrática estadunidense, Nancy Pelosi, encontra-se com o arcebispo de San Cristobal de Havana, Cardeal Jaime Ortega y Alamino, máxima autoridade católica da ilha, com líderes comunitários e outros diplomatas.

Para hoje, também está prevista uma coletiva de imprensa onde, segundo nota enviada por fontes locais, a representante norte-americana vai se referir a alguns aspectos importantes sobre agricultura e relações comerciais entre os dois países.

Nesta quarta-feira, 18, Nancy Pelosi se encontrou com o Ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodriguez, em Havana, nesse âmbito do processo de retomada das relações diplomáticas. O encontro dá continuidade ao recente diálogo bilateral iniciado em janeiro.

Os grupos de negociação de Cuba e dos Estados Unidos tiveram um primeiro ciclo de diálogos nos dias 21 e 22 de janeiro em Havana, onde deram os primeiros passos para restaurar as relações rompidas desde 1961. A reabertura das embaixadas foi uma das questões prioritárias.

Leia também
.: EUA e Cuba iniciam conversa histórica sobre restaurar laços

Em uma nota enviada pela revista da arquidiocese de San Cristobal de Havana, Palavra Nova, lê-se: “O processo de normalização das relações requer tempo, às vezes será tortuoso e às vezes fácil, mas o primeiro passo foi dado e aquele é o mais importante, porque interrompeu a paralisia”.

Leia mais
.: Vaticano comenta decisão dos EUA e Cuba de reatar relações diplomáticas
.: Papa destaca papel dos embaixadores na decisão de EUA e Cuba

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo