O concurso para o logotipo e o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 2016, na Polônia, foi aberto oficialmente pelo Comitê de Organização. A coletiva de imprensa para apresentação das regras de participação foi realizada, na última quarta-feira, 15, em Cracóvia.
Tanto a competição para o hino quanto para o logo são destinadas aos profissionais e amadores. Segundo o coordenador do comissão, Dom Damian Muskus, a expectativa é de que o concurso atraia principalmente os jovens.
De acordo com a comissão, o hino deve refletir a importância religiosa do maior encontro de jovens do mundo e enfatizar o tema da Jornada: “Bem-aventurados os misericordiosos”. Os competidores devem estar atentos ao texto da música para que seja possível a tradução em outras línguas, sem perder a melodia original.
Já a logomarca, deverá valorizar o patrimônio cultural e espiritual de Cracóvia e apontar o valor universal da mensagem da Divina Misericórdia.
O projeto gráfico da logomarca deverá ser apresentado até o próximo dia 31 de março. E as músicas poderão ser enviadas até 31 maio. A comissão informou que, após a primeira seleção, os trabalhos serão enviados ao Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, para a escolha final.