Lançamento

Inédito: Primeiro CD comercial gravado na Capela Sistina

Lançamento foi apresentado nesta terça-feira na Sala de Imprensa da Santa Sé

Cícero Lemes
Da Redação, com Rádio Vaticano

coro_capelaSistina

Coro da Capela Sistina é composto de 20 cantores adultos e 30 adolescentes dirigidos pelo padre Massimo Palombella / Foto: L’Osservatore Romano

O disco “Cantate Domino: A Capela Sistina e a Música dos Papas”, o primeiro a ser registrado na Capela Sistina para gravação comercial, foi apresentado à imprensa na manhã desta terça-feira, 29, na Sala de Imprensa da Santa Sé. Uma novidade que deverá agradar os amantes da música clássica e sacra.

O álbum traz 16 faixas de várias peças de compositores do Renascimento escritas para a Sistina, dois cantos gregorianos e a gravação na versão original do famoso Miserere de Gregorio Allegri. Há também o “Nunc dimittis” atribuído à Palestrina, que é ainda utilizado em celebrações papais.

Com permissão do Vaticano, a Deutsche Grammophon, líder no setor de discografia, gravou com grande precisão o CD inédito com o Coro da Capela Sistina nos ambientes da Capela, sob a belíssima decoração do afresco O Último Julgamento de Michelangelo.

O Coro da Capela Sistina é composto de 20 cantores adultos e 30 adolescentes dirigidos pelo padre Massimo Palombella, nomeado há cinco anos pelo Papa Bento XVI. Feliz por ver o Coro do Papa entrar no prestigioso repertório da Deutsche Grammophon, Dom Georg Ganswein, o Prefeito da casa pontifícia, afirma que não se trata de um ponto de chegada, mas da consequência de um trabalho único: servir o Ministério Petrino e evangelizar através da música.

Musica e arte, enfatiza Dom Ganswein, são fundamentais para o cristianismo, não somente porque estes tocam o mais profundo de cada um, mas também porque, quando são destinados à liturgia, ajudam a exprimir o que está no cerne do acontecimento cristão, isto é, a Encarnação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo