Visita ao país

Indonésia: cardeal destaca tolerância e respeito à diversidade

Cardeal Parolin visita a Indonésia e ressalta o exemplo dado pelo país de coexistência inter-religiosa e tolerância

Da Redação, com Rádio Vaticano

Em sua viagem à Indonésia, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, destacou a coexistência religiosa e a tolerância entre grupos de credos diferentes no país. Os temas foram abordados no encontro que ele teve nesta terça-feira, 11, com a ministra das Relações Exteriores, Retno Marsudi.

“O Vaticano considera a Indonésia como um bom exemplo e modelo de paz, coexistência inter-religiosa e tolerância entre grupos de credos diferentes”, declarou o religioso, que também conversou com a ministra sobre cooperação cultural, trabalho comum dos meios de comunicação e educação.

Em sua visita ao arquipélago, cardeal Parolin também esteve no Secretariado da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na última segunda-feira, 10, e irá ao Timor-Leste no próximo sábado, dia 15, para presidir a celebração dos 500 anos do início da evangelização no país.

Leia também
.: Timor-Leste e Santa Sé assinarão concordata nesta sexta-feira
.: Na Indonésia, cardeal reitera ‘não’ do Papa à pena de morte

O cardeal acredita que, em um país onde existem tensões entre cristãos e muçulmanos, a coisa mais importante é encontrar a maneira de se respeitar e aceitar as diferenças, fazendo esforços para que não haja violência e agressão.

Em um comunicado conjunto, ambas as partes afirmam que toda diversidade deve ser enfrentada a fim de buscar o melhor e demonstrar que os vários grupos estão dispostos a colaborar a fim de criar um mundo mais aberto a toda pessoa.

O Vaticano foi o primeiro país a reconhecer a independência da Indonésia, em 17 de agosto de 1945. A visita do cardeal a Jacarta é a primeira realizada oficialmente por um Secretário de Estado Vaticano desde 1950, quando tiveram início as relações diplomáticas entre Santa Sé e o País islâmico mais populoso do mundo. As boas relações foram sigiladas por uma série de visitas papais. A última foi realizada por João Paulo II, em 1989.

A Ministra Marsudi declarou que Indonésia e Vaticano irão colaborar também no campo da educação. Está sendo examinada uma parceria entre a Pontifícia Universidade Urbaniana e a Universidade Islâmica de Jacarta.

A Rádio Vaticano e a Rádio da República da Indonésia irão trabalhar juntas na cobertura ao vivo das celebrações da Páscoa de 2016, que se realizarão na ilha de Flores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo