Dia de memória

Países asiáticos recordam 10 anos do tsunami na Indonésia

Ondas gigantes de 2004 atingiram 14 países da Ásia deixando cerca de 230 mil mortos

Rádio Vaticano – com agências

A comunidade católica de Banda Aceh, na Indonésia, se reuniu nesta quinta-feira, 25, para relembrar as vítimas do tsunami de 26 de dezembro de 2004. Cerca 200 pessoas participaram de uma Missa em memória das vítimas do desastre natural.

O tsunami foi provocado por um grande maremoto ocorrido ao largo da costa da Indonésia. As enormes ondas atingiram 14 países, causando cerca de 230 mil mortos.

Desde então, a Indonésia investiu num sistema de detecção de terremotos e maremotos. Só neste país, o número de vítimas ultrapassou 130 mil pessoas.

O serviço de meteorologia, clima e geofísica da Indonésia foi designado pela UNESCO como centro de referência para o Oceano Índico, fornecendo informações para 28 países em conjunto com a Índia e a Austrália.

Homenagens

Ainda em Banda Aceh, milhares de familiares das vítimas e sobreviventes participaram de uma oração na mesquita de Baiturrahman.

O edifício foi um dos poucos que se manteve de pé e serviu como refúgio para abrigar os desalojados pelo tsunami nos dias posteriores ao desastre.

Chegando à mesquita, o governador do estado de Aceh, Zaini Abdullah, agradeceu a presença dos participantes, tanto locais como estrangeiros: “O tsunami causou uma dor profunda no povo de Aceh pela perda de seus entes queridos. A simpatia dos indonésios e da comunidade internacional ajudou Aceh a se recuperar”, disse Zaini.

O governador também elogiou os habitantes locais por não terem sucumbido à dor, conseguindo “se levantar diante da adversidade para construir uma Aceh melhor”.

Os eventos em memória dos dez anos da tragédia em Banda Aceh incluem exposições fotográficas no Museu do Tsunami e mostras de arte tradicional. Dia 26, haverá uma corrida de dez km ao longo das áreas da cidade que mais sofreram com o impacto das ondas gigantes. Durante o dia, também ocorrerão eventos em outros 14 países atingidos pelo tsunami.

Tailândia

Um dos atos principais ocorrerá em Khao Lak, um popular destino turístico da Tailândia onde haverá a leitura de poesias, oferendas de velas e orações de várias crenças em homenagem aos mortos.

O evento se realizará diante da embarcação 813 da Marinha tailandesa, que ficou encalhada a cerca de 3 km da costa e foi mantida nesse mesmo local como parte de um memorial em homenagem às vítimas.

O tsunami deixou 5,4 mil mortos e 2,8 mil desaparecidos na Tailândia, a maioria deles turistas estrangeiros que passavam as férias de fim de ano nos populares destinos situados ao longo do litoral do mar de Andamão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo