31 de janeiro a 3 de fevereiro

Índia sedia encontro internacional sobre o Concílio Vaticano II

“Revisitar o Concílio Vaticano II: 50 anos de renovação”. Este é o tema da Conferência Internacional a ser realizada em Bangalore, na Índia, pelo Pontifício Ateneu ‘Dharmaram Vidya Kshetram’ de Filosofia, Teologia e Direito Canônico. O encontro reunirá, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, mais de 300 especialistas e bispos para uma profunda reflexão crítica sobre o impacto do Concílio na Igreja Universal, com particular atenção às Igrejas na Ásia.

Serão nove sessões plenárias, acompanhadas de mesas-redondas e apresentações de vários trabalhos, que partirão dos contextos históricos, culturais, filosóficos, teológicos e pastorais em que foi convocado o Concílio. Também serãos aprofundados os estudos sobre os diversos documentos conciliares, as respostas que estes deram à expectativa de renovação na Igreja e no mundo, desde o final do Concílio até os dias atuais.

Os trabalhos serão abertos pelo Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski; pelo arcebispo sírio-malabarense, Dom Georg Alencherry e pelo arcebispo de Bangalore, Dom Bernard Moras. Os trabalhos conclusivos terão a participação do Presidente da Conferência Episcopal Indiana e Secretário Geral das Conferências Episcopais da Ásia, Cardeal Oswald Gracias.

O encontro foi organizado em colaboração com o Pontifício Comitê de Ciências Históricas, com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lovanio, na Bélgica, com a Universidade de Tubinguen, na Alemanha , com a Fundação para as Ciências Religiosas “João XXIII”, de Bolonha, o “Institut Catholique”, de Paris, o “Augustines College”, de Johannesburg e a Diocese de Rottenburg-Stuttghart, na Alemanha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo