Tragédia

Incêndio florestal deixa mortos e feridos em cidade turística na Grécia

Um grupo de 26 pessoas, entre elas algumas bem jovens, foi encontrado pelos serviços de emergência em um penhasco próximo ao mar

Da redação, com Reuters

Nuvem de fumaça causada por incêndio florestal na Grécia/ Foto: Reprodução Reuters

Um incêndio florestal matou pelo menos 50 pessoas e deixou outras feridas em uma pequena cidade turística na Grécia nesta segunda-feira, 23. Famílias com suas crianças ficaram presas pelo fogo e a fumaça quando tentaram escapar do incêndio ao tentarem fugir pela praia.

As equipes de emergência ainda encontraram um grupo de 26 pessoas em um penhasco com vista para o mar. Entre eles havia muitos jovens, desacordados em um campo que fica a 30 metros do mar na cidade de Mati, a leste da Grécia. Todos estavam, segundo as equipes de resgate, juntos, abraçados e deitados em grupos de três ou quatro. 

“Eles poderiam ser amigos, parentes ou famílias que tentavam se proteger se abraçando”, disse um representante da Cruz Vermelha à Reuters TV.

Veja mais
.: Inundações-relâmpago deixam mortos na Grécia

A intensidade dos ventos, com fortes rajadas ocasionais, faz com que as chamas se alastrem e deixem as vítimas presas, ainda que o incêndio seja próximo ao mar, de acordo com um representante da Brigada de Incêndio grega. 

Este já é considerado o pior caso de incêndio na história do país grego, desde outro incidente na península da Peloponésia, em agosto de 2007, que tirou a vida de dezenas de pessoas. Este novo incêndio teve início no fim de tarde desta segunda-feira, 23, em Mati. O fogo ainda mostrava sinais de resistência no início da manhã desta terça-feira, 24.

Mati fica a leste da região Rafina, a 29 quilômetros de Atenas. É um local muito conhecido pelos turistas gregos, especialmente entre aposentados e crianças que gostam de acampar.

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, decretou três dias de luto oficial no país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo