Tragédia

Incêndio em trem no leste do Paquistão deixa 74 mortos

Ministro das Ferrovias aponta a explosão de dois cilindros de gás como possíveis responsáveis pela tragédia

Da redação, com Reuters

Número de mortos em incêndio de trem no leste do Paquistão sobe para 74 / Foto: Reprodução Reuters

O número de mortos num incêndio na província de Punjab, a leste do Paquistão, subiu para 74 pessoas. “As investigações em andamento determinarão um ou mais fatores responsáveis pela terrível tragédia”, disse nesta quinta-feira, 31, o Ministro das Ferrovias paquistanês, Sheikh Rasheed Ahmad.

Em coletiva de imprensa, Ahmad confirmou que o acidente aconteceu devido a explosão de dois cilindros de gás dentro de um dos vagões, quando passageiros preparavam seus cafés da manhã.

De acordo com Ahmad, um dos guardas do trem interrompeu a ação dos passageiros ao perceber que eles cozinhavam dentro do compartimento, mas ao deixar o local, passaram a cozinhar novamente. Nesse momento, um dos cilindros defeituosos explodiu.

“Inicialmente, apenas um dos compartimentos pegou fogo, mas momentos depois o incêndio se espalhou levado pelo vento no trem em movimento”, disse Ahmad, acrescentando que “a magnitude das perdas poderia ter se multiplicado se o maquinista não parasse o trem da melhor maneira possível”.

O ministro anunciou indenização 1,5 milhão de rúpias ( US$ 9.636,00) para a família dos mortos e 0,5 milhão de rúpias (ou, US$ 3.212,00) para os familiares dos feridos.

A Oficial de Coordenação Distrital da Pakistan Railways Multan, Nabila Aslam, afirmou que outras 37 pessoas foram tratadas em três hospitais em Rahim Yar Khan e nos distritos vizinhos Multan e Bahawalpur. Autoridades locais declararam estado de emergência.

A oficial afirmou ainda que os cilindros de gás não eram permitidos no trem, mas os passageiros que os carregavam passaram despercebidos pela equipe de segurança na estação de Hyderabad, onde não havia scanners eficientes.Os passageiros teriam escondidos os cilindros dentro das malas.

O primeiro-ministro Imran Khan expressou tristeza pelo incidente e instruiu as autoridades do hospital a oferecerem o melhor tratamento médico possível às pessoas feridas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo