Menos fogo

Incêndio diminui, mas evacuações prosseguem na Austrália

Graças à chuva e à queda na temperatura, o fogo diminuiu em algumas partes do país, mas na região sul moradores ainda deixam suas casas

Da redação, com Reuters

Apesar de os incêndios terem diminuídos, moradores ainda evacuam as cidades atingidas pelas chamas na Austrália / Foto: Reprodução Reuters

As condições do incêndio que assola a Austrália em algumas áreas diminuíram graças à queda na temperatura e às chuvas, mas na região sul do país as evacuações seguem, sob uma fina fumaça que deixa o céu cinza.

Na cidade conhecida como Eden, em Nova Gales do Sul, moradores carregando cobertores e mochilas esperavam por ônibus e barcos para que pudessem deixar o local em segurança. Alguns preferiram ficar e proteger o telhado de suas casas. Mas mantiveram contato com seus vizinhos que preferiram partir.

“Minha casa fica em Kiah, a mais ou menos 20 quilômetros de Eden, e meus vizinhos ficaram para proteger suas casas e propriedades, mas eu não fiquei. Eu evacuei o local e eles [meus vizinhos] entraram em contato comigo esta manhã para dizer que infelizmente minha casa foi destruída”, disse uma mulher que preferiu não se identificar.

A Austrália vem combatendo as chamas que se alastram pela costa leste do país há meses. Especialistas garantem que as mudanças climáticas foram um dos fatores fundamentais em três anos de seca que deixou a maior parte da mata do país seca e suscetível a incêndios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo