Campo Moria

Incêndio atinge campo de refugiados na Grécia

Acnur disse que incêndio está relacionado a condições ruins de moradia dos refugiados na Grécia

Reuters

Milhares de pessoas fugiram de um acampamento de imigrantes na ilha grega de Lesbos na noite de segunda-feira, 19, depois que um incêndio se espalhou por barracas e destruiu contêineres durante incidentes de violência entre moradores do local, informou a polícia.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) disse que o fogo estava relacionado com as condições ruins de moradia e a um sentimento de incerteza entre muitos refugiados que vivem no local. Um policial de Atenas disse que dois batalhões de choque da polícia foram enviados para a ilha.

“O fogo de ontem à noite… simboliza as falhas da resposta europeia à crise dos refugiados”, disse Panos Navrozidis, diretor do Comitê Internacional de Resgate na Grécia.

Não ficou claro o que causou o incêndio, mas a mídia grega disse que houve confrontos no acampamento após um rumor de que centenas de pessoas seriam deportadas.

Um policial de Lesbos disse que cerca de 60% do campo Moria foi destruído pelo incêndio.

Os campos de refugiados superlotados nas ilhas gregas têm vivido uma tensão crescente à medida que os pedidos de asilo lentamente processados aumentam a frustração decorrente das difíceis condições de vida nos acampamentos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo