Imigração na Europa

Imigrantes são retirados à força da fronteira Itália-França

Imigrantes estavam acampados próximo à fronteira com a França, que já havia proibido a entrada de imigrantes

Da Redação, com Rádio Vaticano

Nesta terça-feira, 16, a polícia italiana obrigou cerca de 50 imigrantes a abandonar o acampamento onde estavam, próximo à fronteira com a França, que já havia proibido a entrada de imigrantes no país. Proveniente da Eritreia e do Sudão, o grupo foi conduzido a um “corredor humanitário” em uma estação de trem em Ventimiglia, cidade de fronteira italiana.

O Ministro das Relações Interiores da Itália, Angelino Alfano, considerou a ação “um soco” na cara da Europa. Ele disse que o episódio confirma o fato de que os imigrantes não querem ficar na Itália, mas ir a outros países da Europa.

“A questão da imigração é o tema sobre o qual a Europa ganha ou perde, não há empate. Em jogo está o direito à livre circulação, a política comum de asilo europeia, o princípio da responsabilidade e da solidariedade”, afirmou.

Um outro grupo de cerca de 60 imigrantes está há uma semana sobre um píer do lado italiana na área de fronteira marítima com a França. Eles ameaçam se lançar ao mar caso tentem ser evacuados.

Leia também
.: Setecentos imigrantes naufragam no Mar Mediterrâneo
.: Lampedusa: Papa pede solidariedade com imigrantes

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo