Declaração conjunta

Líderes religiosos na Alemanha abordam o tema da imigração

Em declaração conjunta, Igrejas reiteram sua oposição a toda forma de exclusão e defendem a ampliação de esforços para acolher refugiados

Da Redação, com Rádio Vaticano

Na Alemanha, líderes de diferentes religiões assinaram uma declaração conjunta sobre o tema da imigração. O documento foi publicado no contexto da “semana intercultural 2015”, prevista para o fim do próximo mês de setembro.

Assinaram a declaração o presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Reinhard Marx, o presidente do Conselho da Igreja evangélica na Alemanha, o bispo Heinrich Bedford-Strohm, e o presidente da Conferência dos Bispos ortodoxos na Alemanha, o Metropolita Augoustinos.

Leia também
.: Vaticano lança coleção de selos sobre tema da imigração

Esta será a 40ª semana intercultural e os representantes das Igrejas destacam, para essa ocasião, o caminho realizado nas últimas quatro décadas pela Alemanha, que se tornou um país de imigração. Porém, parte da população apresenta problemas com a diversidade social e cultural crescente.

A declaração reitera, nesse sentido, a oposição das Igrejas a toda forma de exclusão, já que a participação social permite a plena igualdade e é combustível para a integração. Para os três líderes, esses são temas fundamentais.

Assista
.: União Europeia faz reunião para discutir crise de imigração
.: Chegada de haitianos motiva estudos sobre imigração em SP

Diante da dramática situação no Mar Mediterrâneo, o Cardeal Marx, o bispo evangélico Bedford-Strohm e o Metropolita ortodoxo Augoustinos veem o surgir de um grande desafio para a sociedade alemã. “Não podemos permitir, continuando só olhando as pessoas que fogem dos problemas existenciais, da guerra, das violências e perseguições, que sejam expostas ao perigo de morrer afogadas e é preciso encontrar outros caminhos de acesso à Europa, para que o Mediterrâneo não se torne o lugar onde o Ocidente cristão deixe de existir”.

O documento defende a ampliação de esforços com novos programas de admissão e acolhida aos refugiados e às pessoas que pedem asilo, provenientes da Síria, Iraque ou Afeganistão, facilitando o reencontro das famílias na Alemanha.

A 40ª Semana intercultural alemã será aberta pelo presidente federal Joachim Gauctzk no dia 27 de setembro em Mainz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo