Tarso

Igreja quer que museu dedicado a São Paulo seja local de culto

O vigário apostólico na Anatólia e presidente da Conferência Episcopal Turca, Dom Luigi Padovese, continua a sua batalha para transformar novamente em edifício de culto a igreja de São Paulo em Tarso, cidade natal do Apóstolo dos Gentios. Atualmente, o espaço é um museu.

O pedido, apoiado também pelo episcopado alemão e pela Santa Sé, torna-se ainda mais intenso durante o Ano Paulino, bimilenário do nascimento do Santo, iniciado em Junho passado.

"Milhares de turistas vêm à Turquia e têm o desejo legítimo de rezar numa igreja e não num museu", disse Dom Padovese. O prelado contou ao Serviço de Informação Religiosa do episcopado italiano que várias promessas foram feitas nesse sentido, mas até agora "foi permitido tão somente poder colocar uma cruz dentro do prédio e isentar de pagar o bilhete os grupos que anunciam previamente a sua visita".

"Se há um avanço democrático que diz respeito ao Islã na Turquia e, portanto, a liberdade de viver a própria fé publicamente, creio que pela mesma razão se devem aplicar esses direitos também às minorias religiosas", indicou.

Para o presidente dos bispos turcos, a igreja-museu de Tarso é, portanto, "um símbolo de como as autoridades centrais se orientam em relação aos cristãos".

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo