Contra a violência

Igreja paquistanesa prega unidade após ataque

O dia após o ocorrido foi de luto nacional no Paquistão, com vigílias de oração e encontros de reflexão  em todo o país

Rádio Vaticano

“O único caminho, a única resposta ao terrível massacre de Peshawar é redescobrir a unidade do país; é redescobrir o núcleo de humanidade e de convivência que funda a nação; é enviar uma forte mensagem de unidade contra a violência e o terrorismo, que deve partir não somente do governo, mas do coração de cada cidadão paquistanês”, foi o que afirmou o Diretor Executivo da Comissão Justiça e Paz do Episcopado paquistanês, Dr. Cecil Shane Chaudhry.

O ataque dos talibãs a uma escola militar em Peshawar, no Paquistão, aconteceu nesta terça-feira, 16, e provocou a morte de 142 pessoas, dos quais 132 são crianças e jovens.

O diretor executivo afirma que “o massacre é um golpe no coração da nação e questiona não somente o governo, mas cada cidadão. Para onde estamos indo? Que país estamos construindo? A Igreja e muitas organizações da sociedade civil fazem a sua parte promovendo a paz, a tolerância, a harmonia, a ajuda humanitária. É urgente redescobrir as raízes da convivência civil, social e religiosa no Paquistão”, exortou. Além disto, “levanta-se um forte questionamento sobre aqueles que fomentam e usam o integralismo religioso islâmico”.

O advogado católico Mushtaq Gill Sardar, ativo defensor dos direitos humanos, declarou: “condenamos com força esta atrocidade. Como cristãos no Paquistão nos sentimos unidos aos nossos concidadãos muçulmanos, marcados pela dor, e unimos a eles as nossas orações. Dizemos a eles: choramos com vocês os vossos caros e as vossas crianças. Estamos ao lado de vocês. A nossa comum humanidade exige isto. Pedimos ao governo para tomar sérias providências para erradicar o terrorismo e o extremismo religioso do Paquistão. É tempo de agir contra aqueles que abertamente propagam o ódio religioso, o extremismo e o terrorismo em nome da religião”.

Dia de luto nacional

O dia após o massacre foi de luto nacional no Paquistão. Vigílias de oração e encontros de reflexão foram organizados em todo o país. Também em muitas igrejas cristãs foram realizados encontros de oração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo