Beatificação

Igreja no Peru vai beatificar três padres mortos em 1991

Em agosto, serão beatificados os  três padres mortos no Peru por ajudar os pobres; Eles serão os primeiros mártires da Diocese de Chimbote

Da redação, com Agência Fides

Papa Francisco reconheceu o martírio de três missionários: os franciscanos poloneses Michele Tomaszek e Sbigneo Strzalkowski e o sacerdote diocesano italiano Alessandro Dordi. Os sacerdotes foram mortos no Peru por terroristas do Sendero Luminoso nos dias 9 e 25 de agosto de 1991, em Pariacoto e em Rinconada por ódio a fé e ajudar os pobres.

A beatificação destes missionários acontecerá em agosto, quando o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Dom Angelo Amato, viajará a Diocese de Chimbote, no Peru, para a realização da cerimônia de beatificação.

O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, 5, pelo bispo de Chimbote, Dom Francisco Simon Piorno, que recordou da grande fé destes sacerdotes, os primeiros mártires da diocese do Peru.

“É uma grande satisfação e devemos agradecer infinitamente a Deus por ter tido a graça da nossa Igreja local, e também todo o país, contar com estes três sacerdotes que serviram os vilarejos de Pariacoto e Santa, mas que tiveram que dar a vida num clima de tanta violência”, destacou Dom Piorno.

Mártires

Os sacerdotes Michele Tomaszek e Sbigneo Strzalkowski, eram poloneses e realizavam missão no distrito de Pariacoto, província de Santa (norte de Lima). Eles foram executados no dia 9 de agosto de 1991, depois de serem sequestrados diante de seus paroquianos enquanto ajudava os doentes na paróquia.

Padre Alessandro Dordi, foi morto com tiros de revolver, no dia 25 de agosto de 1991, enquanto voltava da comunidade de Vinzos para a paróquia de Santa, depois de celebrar a Missa dominical.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo