Comunicado da Santa Sé

Igreja na China sofre com outra ordenação episcopal ilícita

A Igreja na China sofreu mais uma ordenação episcopal ilícita, desta vez na Diocese de Leshan (Província de Sichuan, China Continental), na última quarta-feira, 29.

Através de um comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, 4, a Santa Sé explicou que o padre Lei Shiyin, ordenado sem mandato pontifício e, portanto, ilegitimamente, é privado da autoridade de governar a comunidade católica diocesana, e a Santa Sé não o reconhece como o Bispo da Diocese de Leshan.

"Uma ordenação episcopal sem mandato pontifício opõe-se diretamente ao papel espiritual do Sumo Pontífice e danifica a unidade da Igreja. A ordenação de Leshan foi um ato unilateral, que semeia divisão e, infelizmente, produz lacerações e tensões na comunidade católica na China. A sobrevivência e o desenvolvimento da Igreja podem acontecer somente na união àquele ao qual, por primeiro, foi confiada a Igreja mesma, e não sem o seu consenso, como, ao contrário, aconteceu em Leshan. Se se deseja que a Igreja na China seja católica, devem-se respeitar a doutrina e a disciplina da Igreja".

Acesse
.: Comunicado da Santa Sé sobre Ordenação Episcopal em Leshan

O Comunicado recorda que os Bispos consagrantes foram expostos às graves sanções canônicas, previstas pela lei da Igreja (em particular pelo cânon 1382 do
Código de Direito Canônico).

"O mesmo Revdo. Lei Shiyin já havia sido informado há tempos de que não podia ser aceito pela Santa Sé como candidato episcopal, devido a motivos comprovados e muito graves", esclarece o texto.

Por fim, indica-se que tal ordenação amargurou profundamente o Santo Padre, que deseja fazer chegar aos amados fiéis na China "uma palavra de encorajamento e de esperança, convidando-os a rezar e a serem unidos".

Leia mais
.: Vaticano diz que ordenação episcopal ilícita na China é obstáculo

.: Vaticano critica ordenação de bispo sem autorização do Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo