Igreja no Mundo

Igreja na África: tradução da Bíblia nas línguas do continente

Necessidade de tradução da Bíblia para os idiomas da África foi apresentada na Conferência Episcopal em Johanesburgo por Dom Brislin

Da redação, com Rádio Vaticano

“A Igreja na África deve enfrentar os desafios atuais, cooperando com outras confissões cristãs na tradução da Bíblia para todos os grupos linguísticos de nosso continente”.

Foi o que disse o Arcebispo de Cidade do Cabo, Dom Stephen Brislin, Presidente da Conferência Episcopal do Sul da África, durante o discurso de abertura do encontro promovido pelo Centro de Apostolado Bíblico (BICAM) do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM/SCEAM). Segundo a Agência Fides, a conferência se realiza, em Johanesburgo, até o próximo sábado, 19.

Dom Brislin fez um apelo aos bispos africanos para aumentarem o número de sacerdotes formados como exegetas e outras disciplinas relativas à tradução da Bíblia. Segundo o arcebispo, a Igreja Católica na África tem a responsabilidade e a missão de levar a Palavra de Deus a todas as pessoas de boa vontade. Por isso, é preciso ter exegetas capazes de traduzir a Bíblia nas várias línguas africanas.

Em seu discurso, Dom Brislin se deteve sobre alguns males que afligem a África, em particular a África do Sul, sublinhando como a avidez e as tensões raciais aumentam a distância entre ricos e pobres, mesmo quando os recursos disponíveis são abundantes. “Devemos ter a coragem de afirmar a verdade e lutar contra os males da sociedade, proteger os indefesos e os marginalizados”, disse ele.

O coordenador da conferência, Pe. Yves-Lucien Evaga-Ndjana, Diretor do BICAM, explicou que os trabalhos são divididos em dois momentos. O primeiro, sobre a necessidade de tradução da Bíblia nas línguas africanas. O segundo, sobre a inserção “Ad Experimentum” do Apostolado Bíblico no currículo dos Seminários Maiores e dos Centros de Formação na África.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo