Evangelização

Igreja do Caribe investe em formação para reavivar fé dos fiéis

Em busca de revitalizar a vida dos batizados para que permaneçam em Jesus, conforme aponta o documento de Aparecida, a Igreja do Caribe tem investido na formação. Para o Arcebispo de Port Spain, em Trindade e Tobago, Dom Edward Gilbert, o objetivo desse trabalho é ajudar os cristãos a formar suas vidas conforme a fé que professam.

“Uma das coisas que acontecem em grande parte da Igreja é a tendência ao informal. Falta o lado formativo, de aprofundamento nas leis de Deus. Na nossa Arquidiocese, elaboramos uma fórmula para ensinar mais aos fiéis e dividimos essa formação em quatro partes”, explica o Arcebispo.

O primeiro passo, segundo Dom Edward, é apresentar os conceitos da fé católica para os cristãos. “Isto é muito importante, porque muitos fundamentalistas fazem com que nosso povo se sinta vulnerável em relação ao que acreditam. Eles precisam ter convicção do que professam”.

Logo em seguida, é a vez de usar o conhecimento da fé para dar nova forma à vida e prepará-la para um relacionamento pessoal com o Senhor. O terceiro passo flui a partir dos dois primeiros. “O conhecimento e a formação conduzem a um compromisso com Deus que perdura; não é uma experiência meramente sensível, mas uma verdadeira entrega de vida”, alega o prelado.

O último passo é o chamado para a missão que, de acordo com o Arcebispo, vem naturalmente depois de passar pela experiência pessoal com Jesus. “Uma vez que levantamos a espiritualidade do povo é que podemos ter a oportunidade de realizar essa missão continental da qual fala o documento de Aparecida. Eu acredito que esses quatro pontos são os fundamentos para compreender a nossa fé. Isto significa ser católico”.

Dom Edward Gilbert acredita ainda que o uso dos meios de comunicação para a nova evangelização – que busca alcançar as pessoas que já foram católicas, mas que abandonaram a Igreja – são absolutamente necessários para concretizar esse objetivo de reavivar a fé dos católicos. “Podemos alcançar essas pessoas por meio de SMS, internet, DVDs, filmes, músicas … É uma gama de opções muito grande e rica”, conclui.

Leia mais:

:: Canção Nova ensina caribenhos a usar tecnologia para evangelizar
:: Conheça o site da Arquediocese de Port Spain

:: Focus on evangelisation at Jesus Explosion

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo