Com o objetivo de reduzir os gases que promovem o efeito estufa, encontro reunirá nesta sexta-feira, 5, bispos de todo o mundo
Da redação, com Agência Fides
Os membros e parceiros do Conselho Mundial das Igrejas (WCC) estão promovendo a causa da justiça climática segundo uma perspectiva baseada na fé, no âmbito da 20ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (UNFCCC), iniciada em 1º de dezembro em Lima, Peru.
A COP 20 é mais um passo avante no longo percurso para elaborar um documento que substitua o protocolo de Quioto, assinado em 1997, com o objetivo de reduzir decididamente as emissões gases que promovam o efeito estufa e de se adaptar às atuais mudanças climáticas que prejudicam milhões de seres humanos em todo o mundo.
O coordenador do programa “Care for Creation and Climate Justice” do WCC, Dr. Guillermo Kerber, destacou que o “encontro é uma oportunidade de reforçar as relações ecumênicas e inter religiosas e dar visibilidade ao trabalho das Igrejas do mundo nas questões de defesa ambiental e de mudanças climáticas”.
Em nota, pode se observar a grande cobertura da mídia neste encontro: “Em Lima, reuniram-se os delegados provenientes de mais de 195 países para redigir o acordo global para enfrentar as mudanças climáticas, que deve ser aprovado na França em 2015″, afirma.
Também a Conferência Episcopal Peruana publicou um longo comunicado onde consta que “uma das atividades principais será nesta sexta-feira, 5, com a reunião de alto nível sobre o desenvolvimento humano entre Bispos de todo o mundo, com representantes dos governos que participam da cúpula COP 20″.