Mestre da juventude

Igreja celebra memória litúrgica de São João Bosco

Dom Bosco foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1 de abril de 1934

Da redação, com sdb.org

dom-bosco

Dom Bosco foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1 de abril de 1934 / Foto: Boletim Salesiano

A Igreja celebra neste sábado, 31, a festa litúrgica de São João Bosco, santo italiano, fundador da Congregação Salesiana, que dedicou sua vida ao cuidado dos jovens.

Nasceu em 1815, no século XIX,  uma época de avanços da industrialização e da exploração humana nas fábricas. Naquela época, muitas crianças pobres desejavam ser sacerdotes para tornarem-se ricas e ajudarem a família. Mas, para João Bosco, a vontade de ser padre era para poder cuidar das pessoas, especialmente dos mais jovens. “Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”, dizia o pequeno João Bosco, que, desde cedo, já tinha um chamado à vocação.

Ordenado sacerdote em 1841, escolheu como programa de vida: “Da mihi animas cetera tolle” (Gn 14, 21) e começou o seu apostolado no meio dos jovens mais pobres, fundando o Oratório e colocando-o sob a proteção de São Francisco de Sales.

Escolheu entre seus jovens, os melhores colaboradores de sua obra, dando origem à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco). Junto com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Criou ainda os Salesianos Cooperadores, com leigos e leigas,  para ajudar e apoiar a obra da educação da juventude, antecipando assim novas formas de apostolado na Igreja.

Dom Bosco foi beatificado em 2 de junho de 1929 e canonizado em 1 de abril  de 1934. No Centenário de sua morte, em 31 de janeiro de 1988, o Papa João Paulo II o declarou e proclamou Pai e Mestre da juventude.  Seu corpo repousa na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

Em 2015, a Igreja, junto da família salesiana, nos 132 países onde a Congregação está presente, celebram o bicentenário do nascimento do santo, pai da juventude.

Leia também:
.: Saiba como Dom Bosco investiu sua vida na salvação dos jovens
.: Itália: conheça o local do nascimento de São João Bosco 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo