João Paulo II

Igreja celebra 30 anos da eleição de JPII à Cátedra de Pedro

Celebra-se, hoje, o 30º aniversário da eleição de João Paulo II à Cátedra de Pedro que aconteceu em 16 de outubro de 1978. O Postulador da causa de Beatificação de João Paulo II disse nesta segunda-feira, 13, na apresentação do livro de JPII: "Prossegue a Causa de Beatificação de João Paulo II de forma rigorosa, segundo o tradicional procedimento canônico". 

"Como se sabe, disse o Postulador, em 2 de abril de 2007, começou o processo da causa na Congregação das Causas dos Santos. Atualmente, estamos na fase da elaboração completa da Positio Super Virtutibus, que abre espaço a eventuais ulteriores aprofundamentos".

A Positio, será submetida depois ao exame de oito consultores teólogos. O resultado passará à consideração, junto com a Positio, dos cardeais e bispos da Congregação das Causas dos Santos. Uma vez superadas com voto favorável todas estas fases, o Papa poderá expressar seu juízo sobre a mesma e ordenar a promulgação do Decreto sobre as virtudes em grau heróico de João Paulo II, proclamando-o venerável.

Em março passado, Padre Oder entregou uma redação não definitiva da Positio com cerca de duas mil páginas. "Em meu trabalho, afirmou, tive sempre bem presentes as palavras que ouvi pessoalmente do Papa Bento XVI, que muitas vezes demonstrou publicamente seu vivo interesse pela causa de João Paulo II. De fato, ele disse: "Trabalhem rápido, mas bem e de modo irrepreensível".

A Causa de Beatificação de João Paulo II contou com a dispensa de Bento XVI dos cinco anos de espera após a morte, prescritos pelo Código de Direito Canônico.

Leia mais
.: Uma notícia inédita sobre João Paulo II

Congresso

Para celebrar os 30 de eleição do Papa polonês, a Pontifícia Faculdade Teológica "São Boaventura, Seraphicum" de Roma organizará um Congresso internacional, de 28 a 30 próximos, dedicado ao Papa Wojtyla, que terá como tema: "O Vaticano II e o pontificado de João Paulo II".

Participarão conferencistas eclesiásticos e leigos, muitos dos quais testemunhas oculares da obra e da mensagem do pontífice polonês. Entre eles destacam-se o ex-secretário pessoal de Karol Wojtyła, hoje cardeal-arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, o biógrafo George Weigel e Padre Slawomir Oder, Postulador da Causa de beatificação de João Paulo II.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo