window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Papa polonês

Evento internacional celebra 30 anos do conclave que elegeu JPII

Trinta anos depois da eleição de João Paulo II (16 de outubro de 1978), a Pontifícia Faculdade Teológica "São Boaventura Seraphicum" de Roma organizou um congresso internacional dedicado ao Papa polonês, com o título "O Vaticano II e o pontificado de João Paulo II".

O Congresso se realizará entre 28 e 30 de outubro. Participarão religiosos e leigos, muitos deles testemunhas diretas da obra e da mensagem do pontífice falecido. Entre eles, estará o ex-secretário papal e hoje arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o biógrafo George Weigel e o postulador da causa de beatificação de Karol Wojtyla, Padre Slawomir Oder.

"As 3 jornadas do congresso serão enriquecidas por intervenções e debates para ler a figura de João Paulo II a partir da ótica do Concílio Vaticano II, do qual o, então bispo, Karol Wojtyla participou ativamente, oferecendo uma contribuição significativa para a elaboração dos documentos conciliares", explicam os organizadores. "Ao mesmo tempo, o encontro pretende voltar a examinar o grande patrimônio teológico emanado deste concílio ecumênico", acrescentam.

O diretor da Seraphicum, professor Zdzislaw Kijas, observa que estas duas chaves de leitura acabam unindo-se na figura de Karol Wojtyla, que antes contribuiu para a redação de documentos importantes e depois, como Papa, para sua realização, com aquele espírito de profunda renovação da Igreja que surgiu do Concílio.

Este congresso é a segunda iniciativa que esta faculdade, uma das mais antigas de Roma, dedica a João Paulo II nos últimos meses. No último mês de maio, ela organizava um simpósio intitulado "Os meios de comunicação e o novo humanismo. João Paulo II e a mídia".

O professor Kijas sublinha ainda que "neste ano em que se cumpre o 30º aniversário de sua eleição como pontífice, quisemos dedicar dois eventos ao papel desempenhado por João Paulo II na Igreja e na sociedade. O primeiro dedicado à comunicação social, e o atual, poucos dias após sua eleição, ao complexo caminho iniciado pelo mundo católico com o Concílio Vaticano II e, mais ainda, durante o longo pontificado do Papa Wojtyla".

O objetivo, conclui, é "compreender melhor o passado e, sobretudo, os desafios que esperam hoje a Igreja e a sociedade inteira".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo