Portugal

Igreja Católica prepara ajuda psicológica à população fragilizada

O Departamento da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga, Portugal, pretende realizar até julho encontros formativos com uma componente psicológica para profissionais e voluntários que trabalhem com população fragilizada.

De acordo com informações da integrante do departamento, Carla Santos, serão planejadas sessões sobre a relação pastoral de ajuda para os diferentes grupos de pessoas mais frágeis, como doentes, idosos, vítimas de violência doméstica e toxicodependentes.

Para Carla Santos, o balanço da Semana Arquidiocesana da Saúde, realizada em Balasar desde terça-feira, foi positivo e surpreendeu as expectativas, com a presença de uma média de 200 pessoas nas três iniciativas realizadas até esta manhã.

O programa centrado no tema da escuta e do déficit de audição, que orienta as atividades deste ano na pastoral, incluiu a projeção de um filme e as conferências ‘Dar a Dor’ e ‘Escuta Ativa’, proferidas pelo presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, João Duque.

Para esta tarde, está previsto um rastreio auditivo à população, assegurado pelo Grupo Trofa Saúde, e a celebração de uma missa presidida pelo arcebispo primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, com a participação de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

A Semana da Saúde, que conta com a colaboração do Departamento de Ensino Especial de Surdos, do Agrupamento de Escolas de Lamaçães, termina com o concerto ‘Aprender a Escutar’, interpretado pela Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo