Conflitos no país

Igreja Católica é alvo de violência na Venezuela

Subsecretário da Conferência Episcopal do país afirma que os atos de violência contra as Igrejas, devido aos conflitos políticos, cresceram nos últimos dias

Da Redação, com Agência Fides

Diversas igrejas estão sendo alvo de atos de violência nos últimos dias na Venezuela. A afirmação é do subsecretário da Conferência Episcopal Venezuelana, Dom Victor Hugo Basabe, em comunicado enviado  à imprensa.

Segundo a Agência Fides, o secretário disse que algumas igrejas estão em lugares de conflito e foram atacadas por grupos violentos, até mesmo durante a  Missa. Dom Victor Hugo citou a Igreja de Santa Bárbara, em Mérida, invadida por grupos rebeldes durante a Celebração Eucarística.

Segundo o bispo, também as forças policiais agrediram um sacerdote, Padre José Palmar, durante uma marcha em Maracaibo, em 19 de fevereiro.

O Bispo da Diocese de Maracay, Dom Rafael Conde,  denunciou atos de profanação e  vandalismo ocorridos na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Otra Banda de La Victoria, no município de Ribas, no Estado de Aragua. Foi destruído o sacrário, as hóstias consagradas foram jogadas no chão, o aparelho de som da Igreja foi roubado e a caixa das ofertas danificada.

“A insegurança envolve todos nós, não distingue. Somos todos submetidos à violência”, comentou Dom Rafael.

Os conflitos  tiveram início com as manifestações populares em janeiro deste ano, contra o governo de Nicolás Maduro. Os manifestantes protestam a violação dos direitos humanos no país, o alto nível de criminalidade, a falta de recursos básicos e os elevados índices de inflação.

Leia mais
.: Papa aos líderes da Venezuela: favoreçam a reconciliação
.: Venezuela: Cardeal pede serenidade para evitar mais violência

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo