O cardeal Pedro Rubiano Sáenz, arcebispo de Bogotá, convidou todos os colombianos a rezarem, nesta sexta-feira, ao meio-dia, um Pai-Nosso pela paz.
Em momentos de tensão do governo de seu país com o Equador e a Venezuela e em meio a um conflito interno que, há décadas, flagela a Colômbia por causa da guerrilha, o purpurado exortou: "Temos que pedir a Deus que nos ajude para que todos possamos viver em paz. Ao meio-dia, coloquemo-nos de pé e rezemos o Pai-Nosso pela Colômbia".
O cardeal analisou a crise diplomática provocada no Equador e na Venezuela pela operação militar lançada pela Colômbia que terminou com a morte do chefe guerrilheiro conhecido como "Raúl Reyes".
Em declarações aos meios de comunicação distribuídos pela Conferência Episcopal da Colômbia, o cardeal Rubiano Sáenz assegurou que, ainda que a operação das Forças Armadas tenha provocado uma dura reação dos países vizinhos, ao mesmo tempo foi possível "desmascarar muitas coisas que estavam ocultas", referindo-se à ação da guerrilha nos países vizinhos.