Segurança do Papa

Helicópteros do Exército farão monitoramento televisivo do Papa

O Comando de Aviação do Exército, localizado em Taubaté, interior de São Paulo, vai disponibilizar quatro aeronaves de seu batalhão para fortificar o esquema de segurança para a visita de Bento XVI ao Brasil. Serão dois helicópteros ‘Esquilo’ e dois ‘Pantera’ equipados com câmeras de vigilância para monitorar todos os eventos ligados ao Papa, inclusive os seus deslocamentos terrestres.

A aparelhagem, conhecida por ‘Olho da Águia’, será montada no helicóptero do modelo ‘Esquilo’. Uma câmera com sensores termais e sistema de alto alcance viabilizará a identificação de imagens a partir das microondas de calor. Em março passado, o ‘Olho da Águia’ foi utilizado pelo Exército na operação de segurança para o presidente norte-americano George W. Bush.

A captação da imagem pelas câmeras é encaminhada para um retransmissor e direcionada para o Centro de Operação de Segurança Integrada (Cosi) por satélite ou Intranet. Para o Coronel César Augusto Moura, chefe da Comunicação Social do Exército do Comando Militar do Sudeste, a escolta de Bento XVI será feita durante a chegada no Aeroporto de Guarulhos, os deslocamentos, os itinerários até seu retorno ao Vaticano.

“Serão monitorados todos os eventos e o passo a passo do que está acontecendo. Com este sistema, teremos a capacidade de intervir o mais rápido possível caso exista alguma possibilidade de abalar a normalidade do percurso ou afetar a integridade do Papa”, afirma o Coronel Moura.

Farão parte da equipe do Cosi representantes de todos os órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela segurança do Pontífice. A sala de monitoramento da operação é chamada de ‘Comando e Controle’ e o trabalho será ininterrupto.

Otimista, o Coronel Moura acredita que o trabalho de Segurança do Exército será um absoluto sucesso: “temos a certeza de que estaremos bem preparados e iremos executar muito bem a nossa missão”.

Leia mais sobre o esquema especial de segurança preparado pelo Exército.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo