Meio Ambiente

Grécia: mais de 2 mil pessoas deixam Evia devido aos incêndios

Incêndios na Grécia e Turquia se alastram há dias; Cáritas pede ajuda internacional urgente

Da redação, com agências

Incêndio devasta Ilha de Evia./REUTERS/Stelios Misinas

Os incêndios que devastam a Grécia e a Turquia há dias continuam a se alastrar, levando moradores a sair de suas casas. Até agora, duas pessoas morreram na Grécia e oito na Turquia. Especialistas relacionam as altas temperaturas que atingem os países às mudanças climáticas.

Na ilha de Evia, na Grécia, mais de 2 mil pessoas deixaram as propriedades. Outros optam por vigiar suas casas, se recusando a sair, apesar do pedido das autoridades. Na última noite, centenas de moradores e turistas precisaram ser retirados por balsa da ilha, a segunda maior do país, a leste da capital Atenas. 

O Exército foi acionado para ajudar no combate às chamas. A Grécia enfrenta a maior onda de calor em três décadas. O incêndio também ameaça a capital Atenas e a região histórica de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos. O primeiro-ministro grego disse que o país vive um verão de pesadelos.

O governo deve anunciar medidas imediatas de socorro para aqueles que perderam casas e propriedades.

Em entrevista ao Vatican News, a agente da Cáritas Grécia, Lisetta Milliari, pediu ajuda internacional urgente. 

“A onda de calor, a seca, a falta de cuidado com a floresta, os péssimos e velhos equipamentos dos Bombeiros e os transformadores elétricos de alta tensão nas florestas, com alto risco de explosão, transformaram os incêndios em um inferno. Por sorte, não tivemos vítimas, mas está sendo grande a destruição: 600 mil hectares de terras foram reduzidos a cinzas, além de centenas de casas e numerosos campos agropecuários. Inteiras aldeias foram evacuadas para salvar pessoas.”

Milliari afirmou os danos ambientais são incalculáveis e vão deixar sinais visíveis por muitos anos. O Ministro da Fazenda disse que 224 milhões de euros serão empregados pelo Fundo da Comunidade Europeia e outro tanto será investido em projetos de proteção, contra as possíveis enchentes dos próximos meses. 

“Logo que acabarem os incêndios, prestaremos assistência a projetos de reabilitação, inclusive a eliminação dos escombros; enviaremos serras elétricas para cortar as árvores queimadas, forneceremos eletrodomésticos e daremos alimentos ao gado e abelhas. No entanto, aguardamos eventuais sugestões das dioceses do país. Como cristãos, precisamos ter maior cuidado com o Planeta, mas, muitas vezes, esquecemos disso. Esta é a prova de que devemos dar mais importância à nossa Casa universal, que é de todos.”

A Cáritas está trabalhando para obter financiamentos do exterior, inclusive da Europa e internacionais, para ajuda às vítimas dos incêndios.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo