ACORDO PACÍFICO

Governo do Iêmen e grupo separatista assinam acordo de paz

Separatistas do sul e o governo do Iêmen assinaram um acordo pacífico para dar fim a uma região cheia de conflitos

Da redação, com Reuters

Governo do Iêmen e separatistas assinaram um acordo de paz para a região sul, onde os conflitos eram mais intensos / Foto: Reprodução Reuters

O governo do Iêmen e grupos separatistas da região sul do país assinaram um acordo de paz a fim de encerrar uma longeva disputa na região sul do país. O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, saudou este como um passo em direção a uma solução política mais ampla àquela região de conflitos multifacetados.

O impasse abriu uma nova frente em um conflito de quatro anos de duração e fragilizou uma coalizão liderada pela Arábia Saudita que lutava contra o movimento Houthi, que tirou do poder o governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi Sanaa, no norte do país, no final de 2014.

Nenhum detalhe foi fornecido, mas fontes que estiveram próximas às negociações da Arábia Saudita disseram que o acorde pede por uma reforma do governo que inclua o Conselho de Transição do Sul (STC) dos separatistas e coloque dezenas de milhares de suas tropas sob controle do governo.

Forças separatistas, apoiadas pelo principal parceiro da coalizão de Riad nos Emirados Árabes Unidos, integram a aliança muçulmana que interveio no Iêmen em março de 2015 contra os houthis, que são alinhados ao Irã e controlam Sanaa e a maioria dos centros urbanos.

Moradores da cidade de Aiden, no sul, saudaram o acordo e dizem esperar que acabe com os combates e abra caminho para um acordo de paz completo no futuro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo