Paz no Iêmen

Iêmen: autoridades concordam em cessar-fogo no país

Início do acordo de trégua entre o Iêmen e a cidade de Hodeida está marcado para esta terça-feira, 18

Da redação, com Reuters

O cessar-fogo tem início nesta terça-feira, 18, segundo oficial sênior de Houthi / Foto: Reprodução Reuters

Um cessar-fogo foi acordado entre o Iêmen e Hodeida, cidade portuária que é uma das mais atingidas pelos conflitos e fica no Mar Vermelho. A informação foi confirmada por Yahya Sarea, oficial sênior das forças armadas de Houthi, em uma coletiva de imprensa em Saana, no domingo, 16.

O governo alinhado ao grupo Houthi, ligado ao Irã, e o grupo alinhado ao governo saudita de Abd-Rabbu Mansour Hadi concordaram na quinta-feira, 13, após uma semana de negociações com a Organização das Nações Unidas (ONU) na Suécia, em que foi determinado a retirada das forças armadas de Hodeida.

Os houthis controlam a maioria das cidades, incluindo Hodeida e a capital Sanaa, de onde depuseram o governo de Hadi, em 2014, o que levou uma coalizão liderada pela Arábia Saudita a intervir. O governo está agora baseado no porto sulista de Aden.

Os moradores de Hodeida esperam que o cessar-fogo traga paz e estabilidade, permitindo que eles retornem ao trabalho e possam seguir em frente com suas vidas.

As Nações Unidas estão tentando evitar um ataque em grande escala ao porto, o ponto de entrada para a maioria dos bens comerciais do Iêmen e suprimentos cruciais de ajuda. É a salvação para milhões de iemenitas que enfrentam a fome.

O acordo, primeiro grande avanço com relação à paz em cinco anos, foi parte de medidas discutidas em conversações de paz que visam preparar o caminho para uma trégua mais ampla e uma estrutura para negociações políticas.

Sob o acordo, monitores internacionais seriam implantados em Hodeida e todas as forças armadas recuariam completamente dentro de 21 dias do início do cessar-fogo.

Leia também
.: No Iêmen, a cada dez minutos morre uma criança por causas evitáveis

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo