Serão realizadas as transmissões das missas dominicais enquanto durar o tempo de emergência provocado pela pandemia do coronavírus, em que todas as celebrações públicas estão suspensas
Da Redação, com Departamento de Informação da Fundação AIS
O governo de Cuba concedeu espaço de emissão na rádio e televisão do Estado à Igreja Católica para a transmissão de conteúdos como missas ou filmes cristãos. Essa é uma resposta ao pedido elaborado pelos bispos cubanos em 24 de Março.
Esta autorização inclui a possibilidade de transmissões das missas dominicais, pelo menos enquanto durar o tempo de emergência provocado pela pandemia do coronavírus, em que todas as celebrações públicas estarão suspensas.
Leia também:
.: Papa Francisco forma Comissão especial para o Covid-19
.: Obrigado pela ajuda que dão aos doentes, diz Papa aos farmacêuticos
Anunciou o Secretariado da Conferência Episcopal: “após a Páscoa e enquanto o isolamento social for mantido”. Os bispos terão ainda à sua disposição “um espaço na rádio todos os domingos pela manhã”, no mesmo horário em que durar a transmissão da missa pela televisão.
O secretário destacou também o “testemunho heroico” dos médicos e outros profissionais de saúde junto das populações, não esquecendo o papel desempenhado pela Igreja, nomeadamente “sacerdotes, diáconos, religiosos e voluntários da Caritas”, passando pelas “religiosas das diversas Congregações, aos Irmãos de São João de Deus, bem como aos funcionários das Casas para Idosos”.
Segundo a nota da Conferência episcopal, os bispos cubanos agradecem ainda aqueles que “nesta hora complexa, continuaram a servir e confortar caridosamente muitos que sofrem em seu corpo ou em seu espírito”.