DEGELO IMINENTE

Gelo do mar Ártico sofre perda e encolhe para nível mais baixo da história

De acordo com cientistas, este derretimento recorde no Ártico é um claro sinal dos efeitos do aquecimento global

Da redação, com Reuters

O aquecimento global é o principal responsável pelo degelo no Ártico, apontam pesquisadores / Foto: Reprodução Reuters

O aquecimento no Ártico reduziu o gelo que cobre o oceano polar neste ano para sua segunda menor extensão em quatro décadas, anunciaram os cientistas nesta segunda-feira, 21, no que pode ser considerado como mais um sinal de como as mudanças climáticas estão transformando rapidamente a região.

Os satélites registraram o mínimo de gelo neste ano que ficou em 3,74 milhões de quilômetros quadrados em 15 de setembro. Esta foi a segunda vez que o gelo foi medido abaixo de 4 milhões de quilômetros quadrados em 40 anos de desde que os registros são gravados, de acordo pesquisadores do National Snow and Ice Data Center.

Este registro mais baixo de de 3,41 milhões de quilômetros quadrados foi alcançado em 2012, após uma tempestade ciclônica no final da temporada quebrar o gelo restante e que não está muito abaixo do que os pesquisadores encontraram nesta segunda-feira, 21.

Outra equipe de cientistas descobriu em julho que a onda de calor da Sibéria teria sido praticamente impossível sem a mudança climática causada pelo homem.

Conforme o gelo marinho do Ártico desaparece, ficam para trás manchas de água escura. Essas águas escuras absorvem a radiação solar em vez de refleti-la de volta para a atmosfera, um processo que amplifica o aquecimento e ajuda a explicar por que as temperaturas do Ártico aumentaram duas vezes mais rápido que o resto do mundo nos últimos 30 anos.

A perda de gelo marinho também ameaça a vida selvagem do Ártico, desde ursos polares e focas até plâncton e algas, de acordo com Tom Foreman, especialista em vida selvagem polar e guia do Ártico.

O mesmo aquecimento que está abrindo as águas do Ártico no verão também está corroendo as camadas de gelo que cobrem as terras árticas no Canadá e na Groenlândia.

Quanto mais rápido essas camadas de gelo derreterem no oceano, mais rápido o nível do mar aumentará em todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo