Reunião de cúpula

G20 reúne as 20 maiores economias do mundo na Argentina

Estados Unidos, França, Rússia e China estão entre os vinte países convidados para este evento, que acontece até este sábado, 1º

Da redação, com Reuters

Vladimir Putin (Rússia), Enrique Peña Nieto (México) e Donald Trump (EUA) estão entre os líderes reunidos na Argentina até este sábado, 1º / Foto: Reprodução Reuters

Tem início nesta sexta, 30, em Buenos Aires, na Argentina, o G20, cujo tema desta edição será “Criando Consenso para o Desenvolvimento Justo e Sustentável”. O evento reunirá os vinte países industrializados mais ricos do planeta até este sábado, 1º.

Entre os encontros mais aguardados está o do presidente estadunidense Donald Trump e o presidente chinês Xi Jingping. A China declarou que espera propostas que mostrem sinceridade e igualdade nas relações comerciais com os Estados Unidos. Trump, por sua vez, disse no início desta semana que um acordo estava próximo de ser feito, mas ele não tinha certeza se queria um. Os dois líderes se reunirão no sábado, 1º.

Outro encontro aguardado é o do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente francês Emmanuel Macron, por conta do recente escândalo envolvendo as empresas Nissan-Renault.

Theresa May, a primeira-ministra britânica, chegou ontem à Argentina. May enfrenta críticas de dentro e fora de seu partido por conta do Brexit, a saída da Inglaterra do bloco econômico conhecido como União Europeia.

“Nenhum governo pode resolver problemas com abordagens domésticas, porque isso prejudicará todos os países inseridos num sistema econômico global. Devemos entender que a atual economia mundial é altamente interconectada e interdependente. Nenhum país pode existir de forma isolada. Nenhum governo ou líder deve pensar que os problemas podem ser resolvidos fechando as portas”, disse Alexandre Uehara, professor de relações internacionais da Universidade de São Paulo.

Argentinos e chineses

Os políticos argentinos esperam ouvir atentamente o que os chineses têm a dizer a respeito da economia mundial.

“Temos grandes expectativas não apenas das relações bilaterais entre Argentina e China, mas também da participação da China na cúpula do G-20. Isso porque, nas atuais condições econômicas internacionais, a China tem grande participação e também um grande potencial para o desenvolvimento econômico. Além disso, é um dos principais parceiros comerciais da Argentina “, disse Francisco Javier Quintana, secretário-geral do conselho nacional do Partido da Proposta Republicana da Argentina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo