Cúpula reunida

Presidentes dos Estados Unidos e México vão participar do G20

Trump e Enrique Peña Nieto participarão da reunião dos vinte países industrializados mais ricos que acontece na Argentina

Da redação, com Reuters

Trump acena para repórteres antes de embarcar para o G20 / Foto: Reprodução Reuters

Os presidentes Donald Trump e Enrique Peña Nieto, dos Estados Unidos e México, respectivamente, partiram para a Argentina, onde participarão do G20, reunião dos 20 países mais industrializados e ricos em que os líderes políticos discutirão taxas comerciais e mudanças climáticas.

Trump, ao final desta reunião, terá um jantar com o presidente chinês Xi Jingping, o primeiro desde que as duas nações impuseram taxas e tarifas em seus produtos importados, aumentando as tensões entre as duas mais poderosas economias do mundo.

O presidente estadunidense também teria um aguardado encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, oportunidade na qual discutiriam temas como segurança, controle de armas e as situações do Oriente Médio e Ucrânia. Mas, por meio do microblog Twitter, Trump cancelou o encontro por conta da crise política envolvendo a Ucrânia.

Peña Nieto participa de seu último evento oficial como presidente do México / Foto: Reprodução Reuters

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto, por sua vez, participa de seu último evento oficial como presidente do México. No sábado, 1º, seu posto será assumido pelo presidente eleito, Andres Manuel Lopez Obrador.

Pena Nieto se junta a Trump e ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, no início do encontro nesta sexta-feira, 30, momentos antes de o G20 dar início às suas atividades, para assinar acordo conhecido como USMCA (sigla, em inglês, para Estados Unidos, México e Canadá). A ministra das Relações Exteriores canadense, Chrystia Freeland, informou que os três países ainda estão finalizando os últimos detalhes do acordo.

O G20 acontece em Buenos Aires de 30 de novembro a 1º de dezembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo