-41ºC

Frio no Centro-Oeste dos Estados Unidos deixa 12 mortos

O frio excessivo fez com que o sistema de correios parasse e a população se trancasse em casa

Da redação, com Reuters

Vórtex polar faz com que temperatura nos Estados Unidos cheguem a -41ºC / Foto: Reprodução Reuters

O Centro-Oeste dos Estados Unidos foi atingido por uma forte corrente de ar frio que baixou a temperatura de forma excessiva. O frio forçou os correios a pararem de funcionar e a população a se trancar em casa.

Pelo menos doze mortes já foram reportadas pelas autoridades desde sábado, 26. A Xcel Energy solicitou aos clientes que baixassem seus termostatos para 60 F (16º C) por causa das tensões em seu sistema de fornecimento de gás natural.

A Agência de Energia do Michigan concordou em não cortar o fornecimento de gás ou eletricidade para os clientes que estiverem inadimplentes.

A temperatura em regiões conhecidas como Northern Plains e Great Lakes chegaram a -41º C. Em Fargo, Dakota do Norte, chegou a menos -35º C, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês). Os ventos frios começaram a soprar na costa leste dos EUA na quarta-feira, fazendo com que as temperaturas caíssem por lá.

Esta onde de frio excessivo foi causada por conta de um vórtex polar, uma onda de ar que normalmente atua em torno da estratosfera sobre o Polo Norte, mas que está se deslocando em direção ao sul.

Autoridades abriram centros de aquecimento em todo o Meio-Oeste, e em Chicago as delegacias foram abertas para qualquer um que buscasse refúgio. Cinco ônibus urbanos também foram implantados para servir como centros de aquecimento móvel para moradores de rua, enquanto a polícia da cidade distribuiu chapéus, jaquetas e cobertores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo