Opções de passeio

Com a chegada do inverno, cidades com clima frio atraem turistas

Cidades como Campos do Jordão e Gramado são destinos muito procurados no inverno

Denise Claro
Da redação

Cidades como Campos do Jordão e Gramado são destinos muito procurados no inverno./ Foto: Sabrina Santos- Arquivo Pessoal.

Com o início do inverno no último dia 21, muitos turistas procuram lugares com clima frio para descansar e passear com a família, seja aproveitando o período de férias ou os finais de semana. Destinos como Campos do Jordão (SP) e Gramado (RS) são muito procurados como lugares frios, e cidades do Sul de Minas, Petrópolis ou Friburgo, no Estado do Rio, devido aos atrativos que oferecem nesta época do ano.

O consultor de viagens Luiz Antônio Meirelles explica que a procura depende muito do que a pessoa espera para suas férias. “No Brasil, temos muitas opções para este período, tanto para aproveitar o frio quanto para fugir dele. O que muda um pouco é o formato da viagem. Os destinos mais procurados são Gramado (RS), Nordeste e Caldas Novas. Quem quer praia pode optar pelos dois últimos, pois tem sol e águas quentes neste período. Agora, quem quer curtir mesmo o frio, pode optar pelo Sul do país, onde há o clima com temperaturas bem baixas e passeios”, explica Luiz, citando como exemplo de atrativos chocolaterias, tours gastronômicos, vinícolas, além de pista artificial de ski. 

O consultor lembra que especialmente as famílias buscam lugares que ofereçam atividades para as crianças. Segundo ele, as famílias que têm o costume de viajar sabem o quanto uma viagem de férias faz bem e o quanto se volta com as energias recarregadas.

Gramado

Gramado (RS) é uma opção para quem busca o frio. Sua população chega a aumentar em 44 vezes no inverno, chegando a 1 milhão e meio de turistas.

A cidade é destino vencedor de vários prêmios e oferece muitos atrativos, como Parques com lagos, pedalinhos, vasta opção de gastronomia e passeios, assim como sua vizinha Canela.

Museus, rotas e restaurantes fazem de Gramado não só um recanto de sossego, mas também um destino propício para famílias com crianças ou casais. O frio por si só já garante a elegância e as hortênsias valorizam a beleza natural da cidade. A arquitetura tem sua base na colonização européia e as ruas são bem enfeitadas para receber os turistas.

As atrações se estendem durante todo o ano. Também no final do ano, Gramado conta com uma programação especial, o Natal Luz, com paradas, apresentações musicais e teatrais.

Saiba mais
.: No quadro “Qual o roteiro”, você vai conhecer a cidade de Baependi
.: No quadro “Qual o roteiro”, conheça a Serra da Bocaina

Monte Verde

Monte Verde é distrito de Camanducaia, e fica no pé da Serra da Mantiqueira, no extremo sul de Minas Gerais. Também é uma boa opção para quem gosta do frio, pois as temperaturas chegam a ficar mais baixas do que em Campos do Jordão (SP).

O frio está presente em Monte Verde durante o ano todo; mesmo em pleno verão, a temperatura pode cair até os 5°C à noite, o que torna a lareira um item essencial. Mas é no período entre junho e setembro que acontece o evento mais esperado do ano: nessa época, as temperaturas frequentemente ficam negativas e ocorrem as geadas. Monte Verde amanhece coberta de gelo e a paisagem assume uma beleza ainda mais especial com aquele manto branco, para a alegria dos turistas. Quando isso acontece, frio e horário não são desculpa: é o momento de deixar a preguiça de lado e sair para apreciar e fotografar a cena, que sempre rende imagens espetaculares.

O destino oferece várias opções de lazer, especialmente por causa das belezas naturais da região. O turismo ecológico e outras práticas esportivas ligadas à natureza são as grandes atrações locais. As altas montanhas da Serra da Mantiqueira oferecem escaladas e trilhas. Há também um Orquidário com cerca de 1500 espécies distintas de orquídeas, além de 150 espécies de carnívoras. Outras opções como passeios a cavalo, vôos panorâmicos, galerias de arte, tirolesa, passeios de moto e quadriciclo também podem ser feitos. 

Campos do Jordão

Sabrina Santos é guia de turismo na cidade de Campos do Jordão./ Foto: Arquivo Pessoal.

A cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, é conhecida como a Suíça Brasileira, segundo a guia de turismo Sabrina Santos.

Sabrina enfatiza que a alta temporada é em julho, mas a temporada de inverno começa em maio, quando o frio já começa a aparecer na cidade, e com ele os turistas. Uma das grandes atrações neste período é o Festival de Inverno, que está na 49ª edição, maior festival de música clássica da América Latina. Diversos pontos da cidade recebem apresentações, sendo as mais importantes no Auditório Cláudio Santoro.

Também é montada uma pista de patinação no gelo, no Centro Turístico do Capivari. Outros atrativos são chocolaterias, restaurantes, cafés, pedalinho, teleférico, trenzinho, quadriciclo, além dos pontos turísticos da cidade. A rede hoteleira oferece arborismo e atividades para as crianças.

“No mês de julho, Campos do Jordão parece uma outra cidade, por conta da movimentação. A parte gastronômica é a mais procurada na Vila Capivari, e o ponto forte é o chocolate suíço, juntamente com as comidas quentes, como o fondue”, salienta Sabrina.

De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, no ano passado, somente no mês de julho, mais de 850 mil pessoas passaram pela cidade, um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Conheça alguns atrativos de Campos do Jordão:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo