Fórum Global 2016: Papa falará a líderes da economia mundial

Os participantes refletirão sobre melhores condições de trabalho e desenvolvimento e sobre formas para erradicar a pobreza e a crise dos refugiados

Rádio Vaticano

O Vaticano receberá nos dias 2 e 3 de dezembro o Fórum Global 2016 “The 21st Century Challenge: Forging a New Social Compact” (Desafio do século 21: Forjando um novo pacto social). A iniciativa é promovida pela revista estadunidense Time, que elegeu Francisco como “homem do ano” em 2013.

Inspirados pelo convite do Papa Francisco à “nobre vocação” que ajude a criar uma economia mais inclusiva e humana, os responsáveis pela economia mundial refletirão sobre melhores condições de trabalho e desenvolvimento e como criar formas duradouras para erradicar a pobreza e o problema dos refugiados.

Participação de grandes nomes

Em um comunicado publicado no dia 06 de setembro, Joe Ripp, presidente e administrador da revista Time fala que o evento inédito contará com a presença de  diretores-gerais das 500 empresas mais bem-sucedidas da atualidade, as 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Fortune e vários líderes econômicos, acadêmicos e religiosos.

Programação

Os participantes do evento discutirão tecnologia, saúde global, recursos alimentares e hídricos, energia e meio ambiente e inclusão financeira. Cada um destes temas representa um elemento crítico para a erradicação da pobreza e requer uma atenção urgente.

O primeiro dia do encontro será destinando a reuniões de grupos de trabalho sobre as temáticas. No segundo dia, os grupos deverão apresentar soluções e em seguida, terão uma audiência especial com o Papa Francisco.

O Papa Francisco é destacado pela Time Inc. como uma figura que “tem abordado com regularidade” estas questões, “apontado para a crescente desigualdade” e “criticado a ditadura de uma economia impessoal e desprovida de um objetivo verdadeiramente humano”.

A Time recorda um discurso que o Papa argentino fez na Bolívia, no último ano, em que frisou que “trabalhar pela distribuição justa dos bens da terra e do trabalho humano não é mera filantropia” mas sim “uma obrigação moral”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo