Santuário de Fátima

Fátima: Centenário das Aparições terá Concurso de Fotografia

Concurso de fotografia é promovido pelo Santuário de Fátima e acontece em Comemoração pelo Centenário das Aparições; prêmio para o melhor trabalho poderá valer até 3500 euros

Da redação, com Agência Ecclesia

O Santuário de Fátima vai promover entre dezembro deste ano e outubro de 2016 um concurso de fotografia integrado no Centenário das Aparições.

De acordo com um comunicado enviado nesta sexta-feira, 06, à Agência ECCLESIA, as categorias do concurso são Retrato Humano, Paisagem Espiritualidade e Mensagem: práticas e ritualidade e Fotonarrativa, com prêmios de cerca de mil euros cada.

“Ao melhor trabalho apresentado, no conjunto das categorias em análise, será ainda atribuído o prêmio ‘Fotografia do Centenário das Aparições’, correspondente a um valor total de 2500 euros”, explica o gabinete de comunicação do Santuário.

A iniciativa, que está aberta a “todos os fotógrafos, nacionais e estrangeiros”, terá como júri alguns dos mais “reconhecidos” profissionais do setor, como Fernando Guerra, Rui Ochoa, Inês d’Orey, Paulo Catrica e José Soudo.

O processo de seleção dos melhores trabalhos estará ainda a cargo do diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, e do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

Quanto às regras, os participantes “podem concorrer com um máximo de dois trabalhos fotográficos por categoria, cujas imagens sejam recolhidas entre 8 de dezembro de 2015 e 13 de outubro de 2016”.

Os trabalhos deverão ser apresentados a concurso em formato digital, pendrive, CD-ROM ou DVD e entregues na Reitoria do Santuário ou via correio postal, até dia 31 de outubro de 2016, inclusive.

Na mesma nota, o Santuário alerta que todas as fotografias deverão “respeitar as interdições do Santuário para a captação de imagens e não podem ser alvo de manipulação, à exceção do normal tratamento, enquadramento, reequilíbrio de cor, densidade e contraste”.

A decisão final do júri deverá ser dada a conhecer no dia 4 de novembro de 2016, através do site oficial do Santuário de Fátima, e os melhores trabalhos poderão também vir a integrar uma exposição e ser objeto de publicação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo