Dom Bosco se destacou na Igreja por seu trabalho com os jovens carentes, além de fundar duas congregações religiosas
Da redação
A Família Salesiana celebra nesta quarta-feira, 16, o 202º aniversário do nascimento de São João Bosco.
Dom Bosco nasceu em Castelnuovo d’Asti, na Itália, em 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo, e foi educado pela mãe, a camponesa Margarida Occhiena, nos princípios da fé e da caridade. Destacou-se pelo trabalho incansável com os jovens, principalmente os que se encontravam em situação de risco na época. “Basta que você seja jovem para que eu o ame”, dizia o santo.
Ele fundou duas Congregações religiosas: os padres salesianos e as irmãs filhas de Maria Auxiliadora. Foi escritor. Fundou também escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a boa imprensa católica. Exerceu ação de intermediário entre a Santa Sé e o governo italiano e colaborou com o pontificado do Papa Pio IX. A pedido do Papa construiu a igreja do Sagrado Coração de Jesus em Roma, perto do Termini.
A Comunidade Canção Nova foi admitida oficialmente na Família Salesiana, no dia 21 de janeiro de 2009, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. Nas redes sociais, a comunidade católica motivou os fiéis para a celebração dos 202 anos do nascimento de Dom Bosco.