Santuário de Fátima

Exposição sobre JPII é inaugurada nos 4 anos de morte de Ir.Lúcia

O Santuário de Fátima recorda, nesta sexta-feira, 13, os 4 anos de falecimento de Irmã Lúcia, última das videntes de Nossa Senhora em Fátima. O dia será marcado pela realização da Peregrinação Mensal, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, Dom António dos Santos Marto, e a inauguração de uma exposição de fotos de João Paulo II.

A programação conta ainda com a recitação do Santo Rosário, na Capelinha das Aparições, e celebração da Santa Missa na Igreja da Santíssima Trindade e na Basílica de Fátima.

Exposição

A exposição fotográfica "Karol Wojtyla, a fé, o caminho, a amizade. Excursões com os amigos (1952-1954)" será inaugurada no Santuário de Fatima nesta sexta-feira, 13. A mostra será exibida ao público na sala do topo Sul da Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo, junto à Capela do Lausperene, no complexo da Igreja da Santíssima Trindade, e contará com a participação da Embaixadora da República da Polônia em Portugal, Katarzyna Skórzynska, participará da inauguração. 

O responsável pelo Departamento de Arte e Patrimônio, do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, explica como surgiu a idéia da exposição:

"A exposição foi proposta ao Santuário de Fátima pela Embaixada da República da Polónia em Portugal e a sua edição portuguesa é organizada por esta Embaixada e pela Universidade Católica Portuguesa. A exposição fotográfica se divide em quatro núcleos que mostram quatro tipos de caminhadas do grupo “Círculo”, grupo de oração e reflexão do qual fazia parte Karol Wojtyla, quando era responsável pela pastoral universitária, em Cracóvia. O âmbito cronológico dos documentos fotográficos é de 1952 a 1954. A frase do próprio papa João Paulo II serve de legenda a esses quatro núcleos da exposição: 'nas tradições do ‘Círculo’ incluem-se vários tipos de excursões a pé e de bicicleta, para além da canoagem e do esqui'. São esses os tipos de caminhadas que a exposição retrata: circuitos pedestres, prática de esqui, ciclismo e canoagem. Como o próprio pontífice virá, mais tarde, a escrever, 'a história do ‘Círculo’ é, na verdade, a história das inúmeras excursões que marcaram profundamente os nossos corações'”.

A mostra é constituída por quase trinta expositores que mostram mais de 80 fotografias. Apresentada pela primeira vez em Cracóvia, em dezembro de 2006, depois de percorrer outros espaços na Polônia e outros países, esteve presente, entre novembro e dezembro de 2008, na Biblioteca João Paulo II, da Universidade Católica, em Lisboa.

As fotografias históricas são da autoria de Jerzy Ciesielski e de Stanislaw A. Rybicki. A concepção da exposição é de Michal e Anita Michalak.

A adaptação ao espaço na sala junto à Galilé dos Apóstolos Pedro e Paulo é da responsabilidade de Joana Delgado e de Marco Daniel Duarte, do Serviço de Ambiente e Construções e do Departamento de Arte e Património do Santuário de Fátima, respectivamente.

Fora do âmbito da exposição, o Departamento de Arte e Património do Santuário de Fátima entendeu expor um retrato de João Paulo II, da autoria de H. Alvarez, fazendo a ponte entre a exposição e a memória do lugar que a recebe.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo