CONSAGRADO

Ex-corredor que se tornou paramédico é batizado na Páscoa

Atleta foi campeão da modalidade de triátlon e se tornou paramédico em Budapeste ao ouvir o ‘chamado de Deus’

Akos Vanek, um ex-atleta de triátlon que se tornou paramédico e foi batizado neste sábado, 11 / Foto: Reprodução Reuters

Da redação, com Reuters

Akos Vanek, um ex-atleta de triátlon que chegou a vencer campeonatos mundiais, atualmente trabalha como paramédico em Budapeste, capital da Hungria. Vanek leva pacientes vítimas do coronavírus aos hospitais húngaros, que também lutam contra o crescimento da pandemia.

O ex-atleta, que em 2014 venceu uma competição mundial de triátlon sediada em seu país de origem, decidiu abandonar o esporte depois de 22 anos por ter ouvido o “chamado de Deus” para que integrasse a equipe de uma ambulância.

Ele se juntou aos serviços de emergência em novembro de 2019 e, desde então, trabalha dia e noite usando roupas e máscaras de proteção pessoal, ressuscitando as pessoas, se necessário, e fazendo testes de coronavírus.

Seu batismo na Igreja Católica foi planejado para ser realizado na Páscoa, mas as igrejas estão fechadas devido à pandemia e as missão são realizadas virtualmente.

Considerando seu chamado especial para ajudar os pacientes do COVID-19, a igreja franciscana de Pasaret, em Budapeste, pediu permissão para batizar Vanek em uma igreja vazia, com apenas alguns monges franciscanos presentes na noite deste sábado, 11 de abril.

“Meu amigo, um padre protestante, pegou o turno da noite para mim no carro da ambulância para que eu pudesse chegar ao meu batismo”, disse Vanek antes da cerimônia da noite.

Ele disse que ser esportista profissional exigia uma crença, vínculo e compromisso especiais que o permitiram continuar por décadas, e isso era semelhante ao seu relacionamento com Deus. “E praticar esportes profissionalmente por tantos anos trouxe certos atributos positivos que podemos usar em outros campos da vida: perseverança, humildade e respeito”, afirmou.

“Isso, trabalhar com uma equipe de ambulância, é especialmente importante: para que possamos fazer nosso trabalho para garantir que todos os pacientes e pessoas lesionadas recebam o melhor atendimento possível”, finalizou o ex-atleta.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo