Minutos antes de iniciar uma reunião crucial com o presidente chinês Xi Jinping, o presidente estadunidense, Donald Trump, anunciou a volta dos testes nucleares
Da redação, com Reuters

Donald Trump anuncia retomada de testes nucleares, 33 anos depois / Foto: Reprodução Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta quinta-feira, 30, que as Forças Armadas Americanas retomassem imediatamente os testes de armas nucleares pela primeira vez em 33 anos, minutos antes de iniciar uma reunião crucial com o presidente chinês, Xi Jinping.
Trump fez o anúncio surpresa no Truth Social enquanto estava a bordo de seu helicóptero Marine One, a caminho de Busan, na Coreia do Sul, para uma sessão de negociações comerciais com Xi. Ele afirmou que estava instruindo o Pentágono a testar o arsenal nuclear americano em “igualdade de condições” com outras potências nucleares.
Leia também
.: Santa Sé: é imperativo prevenir a proliferação de armas nucleares
.: Uma ameaça nuclear irreversível, afirma o Cardeal Parolin
A decisão de Trump de reiniciar os testes de armas nucleares ocorre após uma rápida expansão do arsenal nuclear chinês nos últimos anos e logo depois que a Rússia anunciou o que chamou de teste bem-sucedido de um míssil de cruzeiro com propulsão nuclear e capacidade nuclear, bem como de um torpedo com propulsão nuclear.
Os Estados Unidos realizaram seu último teste nuclear em 1992.




