Contra ódio e violência

EUA: Bispos condenam ataque em Charlottesville e apelam à calma

Episcopado manifestou indignação e preocupação com o ocorrido e ofereceu orações a todos os atingidos

Rádio Vaticano

O episcopado estadunidense manifestou sua indignação e preocupação pelos “abomináveis atos de ódio” ocorridos no sábado, 12, em Charlottesville, Virgínia, quando um jovem guiando um automóvel investiu contra uma multidão que protestava contra uma manifestação racista que defendia a supremacia branca.

“Em nome dos Bispos dos Estados Unidos, uno-me aos líderes de todo o país para condenar a violência e ódio que provocaram uma morte e diversos feridos em Charlottesville, Virgínia”, disse o Cardeal Daniel Di Nardo, Bispo de Galveston-Houston e Presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

“Oferecemos nossas orações pela família e pelos entes queridos da pessoa que foi morta e por todos aqueles que ficaram feridos”, disse Dom DiNardo. “Nós unimos a nossa voz a todos aqueles que pedem a calma”.

Na noite anterior ao protesto de sábado, um grupo de ativistas anti-racismo havia realizado uma vigília de oração em uma igreja no campus da Universidade da Virgínia em Charlottesville. Centenas de homens brancos, carregando tochas, marcharam em direção à igreja e ao parque gritando slogans como “Sangue e terra”, que era usado pelos nazistas. Os supremacistas se dispersaram, mas voltaram na manhã seguinte, quando o protesto assumiu um carácter mais violento. Um contramanifestante foi morto quando um carro atingiu intencionalmente uma multidão.

“Os atos abomináveis do ódio em Charlottesville são um ataque à unidade da nossa nação e, portanto, nos convidam a todos a uma fervorosa oração e ação pacífica”, disse Di Nardo. “Os bispos estão com todos os que são oprimidos pela ideologia do mal e confiam a todos os que sofrem as orações de São Pedro Claver, quando nos aproximamos do seu dia de festa. Também estamos prontos para trabalhar com todas as pessoas de boa vontade para acabar com a violência racial e para construir a paz em nossas comunidades “. Claver era um jesuíta e missionário espanhol no século XVII, considerado o Santo padroeiro dos escravos e do ministério para os afro-americanos. Sua festa é celebrada em 9 de setembro.

Dom DiNardo também mencionou em sua declaração que os bispos dos EUA lançaram uma força-tarefa no ano passado, depois de uma série de tiroteios envolvendo policiais em todo o país o que elevou o nível das tensões raciais. “Devemos trabalhar pela unidade e harmonia em nosso País e em nossa Igreja “, disse DiNardo.

Em Charlottesville, pelo menos uma paróquia católica havia emitido um alerta de segurança para a Missa no final da tarde de sábado. “À luz da situação violenta que se desenrola em Charlottesville, pedimos que todos tenham a máxima precaução ao decidir participar da missa da Vigília das 17h15”, advertiu uma declaração da paróquia de Santo Tomás de Aquino.

“A missa será realizada como de costume, mas apenas compareça se você sentir que pode fazer isso com segurança. Recomendamos que todos fiquem em casa e evitem qualquer perigo potencial “.

Lideranças católicas de todo o país também condenaram o ocorrido e apelaram à calma, por meio de mensagens veiculadas pela imprensa e nas redes sociais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo