A Cidade do Vaticano, o menor Estado do mundo, que acolhe a Santa Sé, com seus museus, jardins e até lojas, já pode ser visitado pela Internet.
O site www.vaticanstate.va complementa deste modo o outro site oficial da Santa Sé, www.vatican.va.
Um comunicado divulgado para anunciar o lançamento do site explica que a iniciativa surgiu para responder «a presença cada vez mais numerosa de peregrinos e turistas no Vaticano e o contínuo pedido de informação que chega aos Escritórios do Estado através dos canais tradicionais».
Realizada em cinco idiomas – espanhol, italiano, inglês, francês, alemão e logo em português –, a web page apresenta através de suas cinco seções («Estado e governo», «Serviços», «Outras instituições», «Monumentos», «Loja») os organismos do Estado, horários e até vídeos.
O site está cheio de curiosidades, como a webcam em tempo real que permite visitar lugares particulares, como a tumba de João Paulo II, ou uma galeria fotográfica sobre os carros dos papas.
«No futuro», anuncia o comunicado, o site oferecerá também «a possibilidade comprar os selos do Vaticano», muito apreciados pelos colecionadores, assim como «artigos e reproduções dos Museus Vaticanos».