Protesto

Espanhóis protestam contra independência da Catalunha

Protesto ocorre a um dia da sessão do Parlamento da Catalunha, na qual o governo pode declarar separação.

Da redação, com ANSA

Neste domingo, 8, milhares de pessoas foram às ruas de Barcelona, na Espanha, para protestar contra a independência da Catalunha. Os manifestantes, convocados por associações contrárias ao referendo separatista do território catalão, também se concentraram para agradecer à Polícia e à Guarda Civil espanholas pela defesa da ordem constitucional no domingo passado, quando ocorreu a votação, considerada ilegal por Madri.

Gritos de “Juntos somos mais fortes”, “Catalunha é Espanha” e “Não estamos sozinhos” foram entoados por cerca de 350 mil pessoas que estão participando dos atos, de acordo com a polícia de Barcelona, os organizadores do protesto, por sua vez, afirmaram que quase um milhão de espanhóis compareceram. As manifestações ocorrem dias antes do líder da Catalunha, Carles Puigdemont, fazer uma possível declaração de independência, alegando ter recebido o apoio de 90,18% dos eleitores no referendo.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que vai suspender o status de região autônoma da Catalunha caso a declaração se torne, de fato, real. Dias antes, Rajoy havia afirmado que o ideal seria novas eleições regionais na Catalunha para pôr fim na crise entre o território catalão e Madri. Entretanto, o Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu, por medida cautelar, a sessão do Parlamento da Catalunha agendada para esta segunda-feira, 9, na qual era esperado que o governo catalão declarasse a separação.

A tensão entre o governo espanhol e a Catalunha também causou mal estar junto as empresas. Pelos menos três dos principais bancos da região decidiram transferir sua sede social para fora da Catalunha. A Catalunha é uma região autônoma da Espanha, com 7,5 milhões de habitantes. Mais de 90% das 2,3 milhões de pessoas que votaram no referendo, apoiam a independência da região da Espanha, segundo dados oficiais.

No entanto, o número de participantes na votação representa apenas 43% do total de 5,3 milhões de votantes na Catalunha, visto que muitos opositores à independência resolveram não participar da votação. 

Leia também
.: Catalunha pede apoio da União Europeia em referendo

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo