Plebiscito

Em plebiscito, maioria vota em favor da independência da Catalunha

Separatistas foram maioria na votação popular em favor da independência da comunidade catalã, em relação à Espanha

Da redação, com ANSA

As primeiras projeções baseadas na apuração do plebiscito sobre a independência da Catalunha indicam que o “sim” venceu com 87% dos votos, enquanto o “não” obteve 9%. Outros 3% das cédulas estavam em branco, e 1%, nulas.

O presidente da comunidade autônoma, Carles Puigdemont, levará os resultados ao Parlamento da região, que preparará sua declaração de independência em relação à Espanha, que continua defendendo a inconstitucionalidade da votação.

A primeira projeção sobre a independência da Catalunha, que indicou a vitória do “sim” — apuração dos votos indicou que apenas 9% da comunidade não deseja a separação da comunidade do estado espanhol — foi violenta. Agentes da Guarda Civil e da Polícia Nacional invadiram colégios eleitorais para impedir a consulta popular e entraram em confronto com cidadãos, deixando um saldo de mais de 800 feridos, segundo o governo regional.

Puigdemont lançou um apelo para a Europa “parar de ignorar” a crise catalã e as “violações dos direitos humanos” que ele atribui às forças de segurança enviadas pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy. “Os cidadãos da Catalunha ganharam o direito a ter um Estado independente que se constitua em forma de república. (…) A UE não pode continuar olhando para o outro lado”, disse o presidente da comunidade catalã. 

Outro lado

Em pronunciamento televisivo após o fechamento das urnas, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, declarou estar “muito claro” que “não houve qualquer plebiscito”. “Nosso Estado de Direito mantém sua força e permanece em vigor, reagindo frente a quem quer subvertê-lo”, salientou. 

Segundo o primeiro-ministro, a votação foi uma “chantagem de poucos” e a maioria do povo catalão “não participou do teatro dos independentistas”. “Hoje constatamos a força da democracia espanhola”, acrescentou. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo