A vida contemplativa embeleza o Rosto de Cristo misericordioso, que resplandece em sua Igreja”, diz Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada
Da Redação, com Rádio Vaticano
No próximo dia 22 de maio, quando se celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja na Espanha também comemorará o Dia Pro Orantibus. Com o tema “Contemplai o rosto da Misericórdia”, tem por finalidade rezar em prol dos consagrados e consagradas que optaram pela vida contemplativa.
A Jornada Pro Orantibus tem um triplo objetivo: rezar pelos consagrados da vida contemplativa como uma maneira de expressar seu reconhecimento, estima e gratidão, além do rico patrimônio espiritual de seus Institutos na Igreja; dar a conhecer a vocação contemplativa e a promoção de iniciativas pastorais que motivem a vida de oração e a dimensão contemplativa das Igrejas particulares.
O Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Jiménez Zamora, disse que “é um dia para valorizar e agradecer a vida dos monges e monjas, que se consagram inteiramente a Deus através da oração, do trabalho, da penitência e do silêncio. Toda a Igreja deve rezar ao Senhor por esta vocação tão especial e necessária, despertando o interesse vocacional pela vida consagrada contemplativa”.
Sintonia com o Ano Santo
Quanto ao slogan do evento, que está em sintonia com o Ano Santo, Dom Jiménez Zamora recorda que a misericórdia “é um tema central para compreender a Deus”, portanto, é essencial “para compreender ao homem”.
“Dentro da Igreja, a vida consagrada e, de modo especial, a vida consagrada contemplativa, é chamada a ser transparência viva do Rosto misericordioso de Cristo (…) Quem experimentou em sua vida, como a pessoa contemplativa, a misericórdia de Deus, a irradia aos demais e é misericordiosa e compassiva com os irmãos. É o grande mandato e herança de Jesus: ‘Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso’”, diz Dom Zamora.
Presença da vida contemplativa na Espanha
De acordo com um relatório apresentado pelo Secretariado da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, a presença da vida contemplativa na Espanha é muito numerosa. Tanto assim que representa um terço do número total de mosteiros de todo o mundo.
Segundo dados de 2015, a nação europeia conta com 784 mosteiros femininos e 8.672 monjas. Os mosteiros são autônomos com um vínculo direto com o Bispo da Diocese nos quais se encontram. Também há 35 mosteiros masculinos e 481 monges, regidos por uma norma similar à vida religiosa apostólica.