Canonização Frei Galvão

Escoteiros auxiliarão o público nos eventos com Bento XVI

Um grupo de 288 escoteiros, entre 16 e 21 anos, deve compor a equipe de apoio presente nas celebrações do Campo de Marte e do Pacaembu. A função deles é, basicamente, orientar os fiéis a respeito da localização de sanitários, saídas de emergência, postos médicos e também auxiliar na locomoção de idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais, mulheres grávidas ou com crianças de colo.

Esse tipo de iniciativa não é novidade para a União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Em outros eventos, como Teleton, Criança Esperança, Campanha do Agasalho e contra Dengue, os escoteiros vêm marcando presença nos últimos anos. O trabalho é iminentemente voluntário, motivado exclusivamente pela vontade de ajudar o próximo e servir a comunidade. Quando finalizado, geralmente os escoteiros participantes recebem uma insígnia, que é bordada em seu uniforme simbolizando os serviços prestados.

O movimento, originado em 1907 na Inglaterra, conta com cerca de 28 milhões de participantes em todo o mundo e comemora no próximo dia 1º de agosto seu centésimo aniversário de fundação. A missão do grupo é, sobretudo, auxiliar na construção do mundo e promover a paz. Os escoteiros participam ativamente de inúmeros eventos em todo o território internacional. Só no Brasil existem cerca de 70 mil deles.

Admitindo crer em Deus, mas não-vinculados a nenhuma seita ou religião, os escoteiros percebem o Papa como uma figura muito representativa para toda a comunidade religiosa. “Uma das últimas aparições públicas do Papa João Paulo II foi uma reunião com 15 mil escoteiros italianos na Praça de São Pedro. Além disso, nas duas vezes em que o João Paulo veio ao Brasil, os escoteiros colaboraram com muito orgulho”, lembra Paulo Salamuri, diretor-presidente da UEB no Brasil.

Os escoteiros interessados em participar dos eventos podem entrar em contato com a Coordenadora Regional de Eventos da UEB, Giuseppina Bruno Silva (Pina), pelo telefone (11) 3283-1355.

Portal da UEB: http://www.escoteiros.org.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo