Brexit

Escoceses são contra novo referendo de independência, diz pesquisa

Pesquisa foi feita após saída britânica da UE; Primeira-ministra diz que novo referendo é “muito provável”

Da redação, com Reuters

A maior parte dos escoceses não considera que deve haver um novo referendo de independência, indicou uma pesquisa no último domingo, 26, poucos dias após o Reino Unido decidir deixar a União Europeia em um referendo, apesar de forte apoio da Escócia pela permanência no bloco.

A pesquisa do instituto Survation indicou que 44,7 por cento dos entrevistados acham que a Escócia não deve realizar um segundo referendo de independência, enquanto 41,9 por cento são a favor. Em setembro de 2014, a Escócia rejeitou a independência por 55 por cento contra 45 por cento.

A possibilidade de um segundo referendo foi levantada após o Reino Unido como um todo decidir deixar a União Europeia na semana passada, apesar de resultados mostrando que a grande maioria dos escoceses apoiava a permanência britânica no bloco.

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse que outro referendo é “muito provável” e que a Escócia deve fazer o que for preciso para permanecer na UE, incluindo provavelmente bloquear o processo legal da saída britânica.

A pesquisa com 1.002 pessoas, conduzida para os jornais Daily Record e Daily Mirror em 25 de junho, também indicou que apesar de não apoiarem a realização de outro referendo, se um fosse realizado imediatamente os escoceses iriam apoiar uma desfiliação britânica. A Survation informou que 47 por cento dos entrevistados são a favor da independência, e 41,2 por cento contra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo