Abalo

Erupção de vulcão no Havaí força a saída de centenas de pessoas

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, vulcão entrou em erupção após uma série de terremotos na região

Da redação, com Reuters

O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção nesta quinta-feira, 3, após uma série de terremotos nos últimos dias e forçou a evacuação de centenas de pessoas em uma área residencial, de acordo com autoridades.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) houve tremores de 5,0 graus no início do dia. Moradores das comunidades de Puna dos loteamentos Leilani Estates e Lanipuna Gardens, em que vivem cerca de 1700 pessoas, foram obrigados a evacuar o local após autoridades anunciarem vapor e lava expelidos de uma rachadura, de acordo com a Agência de Defesa Civil do condado.

Dois abrigos de emergência foram organizados pela Defesa Civil para receber os desabrigados. O governador do Havaí, David Ige, acionou a Guarda Nacional do país para prestar auxílio à população.

David Hepp, um dos moradores que deixou a área residencial de Puna, relatou que o cheiro de enxofre no ar é muito forte. “Cheira a enxofre, tudo aqui é cheiro de enxofre. Eu acho que estamos a uma rua de onde a lava chegou”, disse. “Estamos em Leilani agora e você pode ouvir muito barulho. Eu não sei o que é esse barulho, mas eles bloquearam a estrada. Há uma rachadura ali na estrada, que está rachando, e há helicópteros”, acrescentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo